sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Advento

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIOCESE DE NAZARÉ COMEMORA 25 ANOS DO SEMINÁRIO MAIOR


No ultimo dia 18 de novembro, a diocese de Nazaré, em noite de jubilo, festejou as bordas de prata do seu seminário maior Rainha dos Apóstolos.
          O evento foi no pátio da Igreja Catedral, em Nazaré da Mata, reunindo todo o clero nazareno, religiosos e caravanas advindas de todas as paróquias da Diocese.
         A cerimônia também teve um momento especial, a admissão de dez seminaristas nos ministérios de Acolitato: Alexandre Eufrásio e José Roberto; Leitor: Diego Roberto, José Ramos Falcão e Severino José; Admissão: Alex Antônio, Djailson Canuto, Eduardo Tenório, Genilson Souza e José Ramos da Silva.
                Ao final da festa, houve homenagens as pessoas que marcaram aos longos destes 25 anos de história desta casa de formação, em menção a Dom Jaime Mota de Farias, ex-Bispo auxiliar de Nazaré (1986), no qual edificou esta casa, aos reitores que já contribuirão para formação de padres, em especial ao Monsenhor Jonas Menezes e Silva “Apostolo das Vocações”, a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais), no qual vem fazendo um grande serviço a assistência das nossas vocações.

Por: Edilson Oliveira

Fotos: Edilson oliveira